sexta-feira, 6 de abril de 2012

Geometria Espacial - PLANIFICAÇÕES

        Uma parte do estudo da Geometria Espacial se dá também em estudar as planificações dos sólidos geométricos espaciais. Isso facilita a análise de duas formas: espacial e plana. Abaixo seguem alguns sólidos geométricos espaciais com algumas de suas características e suas respectivass planificações.

Cilindo - Sólido Geométrico denominado Corpo Redondo que possue duas partes planas (as bases) e uma parte não plana. A planificação deste sólido nos gera um retângulo ou um quadrado (isso vai tepender da distância entre as bases e do perímetro da circunferência), e duas circunferências (as bases).
Cone - Sólido Geométrico denominado Corpo Redondo que possue uma base circular plana, e o lado não pano. A planificação deste sólido nos gera uma circunferência (a base do cone) e uma outra figura geométrica plana (o lado do cone).


Pirâmide - Sólido Geométrico denominado Poliedro já que somente possui parte planas (não rolam). A pirâmide possui uma base que sempre será um polígono regular (triângulo, quadrado, pentágono, hexágono, etc.) e os lados sempre formarão um triângulo. Vale ressaltar que a nomenclatura da pirâmide é dada pela sua base, ou seja, se dor uma base quadrada, teremos uma pirâmide quadrangular, se for uma base com um pentágono teremos uma pirâmide pentagonal, etc. Abaixo temos uma pirâmide quadrangular com sua respectiva planificação.
 Paralelepípedo - Sólido Geométrico denominado Poliedro pelo mesmo motivo da pirâmide. Possue 6 faces onde as arestas não podem ter a mesma medida (se forme com mesma medida teremos um cubo). Possue comprimento, largura e altura que são as três dimensções dos poliedros.



 Cubo - Um paralelepípedo especial, pois todas as suas arestas possuem a mesma medida. Abaixo seguem as 11 planificações existentes do cubo.



Agora vai uma pergunta desafio: Como seria a planificação de uma ESFERA? Pense, reflita, e responda !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Críticas construtivas são muito bem aceitas. Para maiores informações, dúvidas ou esclarecimentos mande um e-mail para marcosjrguimaraes@yahoo.com.br. Desde já agradeço!!!