terça-feira, 3 de julho de 2012

DIVISÃO COM NÚMERO DECIMAL

Para quem acha um bicho de sete cabeças fazer a operação de divisão com números decimais (com vírgula), fica a dica:

É claro que a pessoa tem que saber no mínimo como fazer uma divisão com números naturais (sem vírgula)! Simplesmente, basta igualar as casas decimais e dividir novamente multiplicar o dividendo e o divisor  por 10 ou 100 ou 1.000, conforme for necessário, de maneira transformá-los em números naturais. O fato de, em uma divisão, multiplicarmos o dividendo e o divisor por um mesmo número não vai alterar o resultado (o quociente): a única coisa que acontecerá é que o resto também ficará multiplicado pelo mesmo número .
Assim: Aqui vão alguns exemplos: Ex.: 12 dividido para 1,5. A primeira sacada é que o número 12 é um número natural (não tem virgula) e que o númerio 1,5 é um número decimal, que  tem uma casa decimal (Casa Decimal: basta contar a quantidade de números depois da vírgula). Sendo assim, acrescento um 0 (zero) ao lado do número 12 e retiro a vírgula do 1,5 se multiplicamos o dividendo (12) e o divisor (1,5) por 10,  Agora teremos 120 dividido por 15.

Lembre-se: Igualar as casas decimais é acrescentar os zeros no número inteiro (neste caso o 12) de acordo com a quantidade de casas decimais do número decimal.

Assim:
Despois de igualar as casas decimais é só dividir normal gente ! Agora vamos lá, é só praticar!..

Abraços,
Marcos Guimarães com ajuda da Prof. Lucia Villela
Prof. de Matemática
E-mail: marcosjrguimaraes@yahoo.com.br